Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por
  • COMUNICADO

Quantidade de contrafações de notas de euro permanece reduzida em 2023

29 de janeiro de 2024

  • Em 2023, foram retiradas de circulação 467 000 notas de euro contrafeitas, um dos níveis mais baixos de sempre face ao total das notas de euro em circulação.
  • As denominações de 20 e 50 euros representaram mais de 70% das contrafações retiradas de circulação.
  • As notas de euro continuam a ser um meio de pagamento seguro e de confiança.
  • A autenticidade das notas de euro pode ser verificada através do método “tocar, observar e inclinar”.

Foram retiradas de circulação cerca de 467 000 notas de euro contrafeitas em 2023. A probabilidade de receber uma nota contrafeita é diminuta, dado que a quantidade de contrafações permanece reduzida em comparação com a quantidade de notas de euro em circulação. Em 2023, foram detetadas apenas 16 notas de euro contrafeitas por milhão de notas genuínas em circulação, o que constitui uma das proporções mais baixas desde a introdução das notas de euro (ver o gráfico).

Gráfico

Quantidade de notas de euro contrafeitas detetadas anualmente por milhão de notas genuínas em circulação

Embora a proporção seja muito reduzida, o número efetivo de contrafações aumentou face a 2022, ano em que a quantidade de notas de euro contrafeitas foi excecionalmente baixa na sequência da pandemia de coronavírus (COVID-19). Em qualquer caso, o número de contrafações permaneceu inferior ao registado nos anos anteriores à pandemia.

As denominações de 20 e 50 euros continuaram a ser as mais contrafeitas, representando, em conjunto, mais de 70% do total (ver o quadro abaixo). 97,2% das notas contrafeitas foram detetadas em países da área do euro, enquanto 1,9% foram apreendidas em Estados-Membros da União Europeia não pertencentes à área do euro e 0,9% em outras partes do mundo.

Quadro

Desagregação das contrafações por denominação em 2023

Denominação

5 euros

10 euros

20 euros

50 euros

100 euros

200 euros

500 euros

Percentagem do total

1,8

8,4

34,0

38,4

11,7

4,5

1,2

Na sua maioria, as contrafações são fáceis de detetar, porque não incorporam elementos de segurança ou incluem apenas imitações de má qualidade dos mesmos. Os cidadãos não devem preocupar-se com a contrafação de notas, mas devem permanecer vigilantes. As notas de euro podem ser verificadas através do método “tocar, observar e inclinar”, descrito na página dedicada aos elementos de segurança do sítio do BCE e nos sítios dos bancos centrais nacionais da área do euro. O Eurosistema também ajuda os profissionais que operam com numerário, garantindo que as máquinas de escolha e processamento de notas testadas com êxito podem identificar com fiabilidade e retirar de circulação as contrafações.

A utilização de notas contrafeitas para efetuar pagamentos constitui um crime, que pode resultar numa ação penal. Se receber uma nota suspeita, deve compará-la diretamente com outra que saiba ser verdadeira. Caso as suas suspeitas se confirmem, contacte as autoridades policiais ou, dependendo da prática nacional, o banco central ou o seu próprio banco. O Eurosistema apoia ativamente as autoridades policiais no combate à contrafação de moeda.

Para resposta a eventuais perguntas dos meios de comunicação social, contactar Nicos Keranis (tel.: +49 172 758 7237).

CONTACTO

Banco Central Europeu

Direção-Geral de Comunicação

A reprodução é permitida, desde que a fonte esteja identificada.

Contactos de imprensa