Opções de pesquisa
Página inicial Sala de Imprensa Notas explicativas Estudos e publicações Estatísticas Política monetária O euro Pagamentos e mercados Carreiras
Sugestões
Ordenar por

Euro digital

O euro digital seria uma forma digital de moeda, emitida pelo banco central e acessível a todos na área do euro.

Estamos a trabalhar com os bancos centrais nacionais da área do euro para analisar a possível introdução do euro digital. Seria uma moeda digital do banco central, um equivalente eletrónico ao numerário. Além disso, complementaria as notas e moedas, dando às pessoas uma opção adicional de pagamento.

Euro digital

Moeda do banco central em forma digital, disponível para qualquer pagamento eletrónico em lojas, na Internet ou entre particulares.

O que precisa de saber

Como seria o euro digital?

O euro digital seria um meio de pagamento eletrónico acessível a todos gratuitamente. Tal como o numerário atualmente, poderia ser utilizado em qualquer parte da área do euro e ofereceria segurança e privacidade. Numa sociedade cada vez mais digitalizada, o euro digital constituiria um avanço da nossa moeda única.

Como seria?
Porque precisamos do euro digital?

Atualmente, não existe uma opção europeia de pagamentos digitais que abranja o conjunto da área do euro, sendo 13 dos 20 países da área do euro dependentes de sistemas de cartões internacionais para os pagamentos com cartão. O euro digital seria um meio de pagamento eletrónico europeu acessível e aceite em todos os países da área do euro.

Porque é necessário?
Como funcionaria o euro digital?

O euro digital seria armazenado numa carteira eletrónica criada junto do seu banco ou de um intermediário público. Permitir‑lhe‑ia efetuar todos os seus pagamentos eletrónicos habituais – na sua loja local, na Internet, a um amigo ou uma amiga – usando o seu telemóvel ou um cartão, online e offline.

Como funcionaria?
Em que fase estamos?

A fase de preparação, que teve início em novembro de 2023, centra‑se na continuação dos preparativos para a possível introdução do euro digital, com base nas conclusões retiradas da anterior fase de investigação.

Etapas seguintes

Perguntas frequentes

Como é que o euro digital me ajudaria? Em que medida seria diferente das criptomoedas estáveis e dos criptoativos? Garantiria a privacidade dos utilizadores? Substituiria as notas e moedas de euro? Saiba a resposta a estas e outras perguntas frequentes.

Avanços do euro digital

Saiba mais sobre os progressos realizados na primeira etapa da fase de preparação do projeto de euro digital, lançada em novembro de 2023.

Cooperação com partes interessadas

Uma cooperação alargada com intervenientes no mercado e legisladores assegurará que o euro digital satisfaça as necessidades dos utilizadores. Por este motivo, estamos a lançar um conjunto de iniciativas para interagir com o maior número possível de partes interessadas.

Cooperação com as partes interessadas
Documentos e investigação

O projeto de euro digital tem por base uma extensa documentação e análises pormenorizadas do trabalho em curso. Consulte a nossa página sobre a matéria e leia sobre os temas que lhe interessam.

Mais informação

O euro digital em relação a...

... privacidade

O euro digital ofereceria às pessoas e às empresas na área do euro uma solução de pagamento com os mais elevados padrões de privacidade. O BCE e o Eurosistema não poderiam identificá‑lo/la nem saber o que comprou com base nos dados dos pagamentos.

Leia mais sobre o euro digital e a privacidade

... criptoativos

Como o euro digital teria o apoio de um banco central, não seria um criptoativo. Os bancos centrais têm o mandato de preservar o valor da moeda, seja na sua forma física ou digital. Os criptoativos não são apoiados nem geridos por uma instituição central e não há qualquer garantia de que possam ser trocados por numerário quando for necessário.

Qual é a diferença?

... investimentos

O euro digital seria concebido como meio de pagamento e não como instrumento de investimento financeiro. Estamos a analisar cuidadosamente esta questão, a fim de evitar consequências negativas para o setor financeiro. O euro digital deverá ser um bem público que beneficie a economia e a sociedade no seu todo.

Digital euro: Debunking banks’ fears about losing deposits

... pagamentos pan‑europeus

Definimos uma estratégia de pagamentos abrangente para a era digital. Visamos assegurar que os pagamentos europeus sejam apoiados por um mercado competitivo e inovador, capaz de satisfazer as necessidades dos consumidores e, ao mesmo tempo, preservar a soberania europeia.

A nossa estratégia para os pagamentos de retalho

Podcast do BCE

Euro digital ‒ O quê? Porquê? Quando? (partes 1 e 2)

Precisamos do euro digital? Porquê exatamente? Que características teria? Como se diferenciaria de outros meios de pagamento? A nossa anfitriã Katie Ranger coloca estas questões a Evelien Witlox, especialista na matéria.

Ouça os episódios do podcast

O euro digital desmistificado

Estamos a preparar‑nos para a possível emissão do euro digital. Tal está a gerar muito interesse – e ideias erradas – apesar de ainda não ter sido tomada qualquer decisão. A nossa anfitriã, Stefania Secola, e a líder do projeto de euro digital, Evelien Witlox, desmistificam algumas dessas ideias.

Ouça o episódio do podcast

Cuidado com fraudes

Temos conhecimento de mensagens de correio eletrónico e sítios Web falsos a solicitar às pessoas que invistam no euro digital. Trata‑se de fraude. O BCE nunca pede informações sobre investimentos, dinheiro ou dados pessoais. Se acha que foi vítima de fraude, contacte a polícia local.

Todas as páginas desta secção