Como funcionaria o euro digital?
Imagine que vai a um caixa automático (ATM/multibanco) e retira 100 euros. São subtraídos 100 euros ao saldo da sua conta bancária, mas agora tem 100 euros em numerário, que pode utilizar para efetuar pagamentos.
O euro digital seguiria o mesmo processo – a única diferença é que, em vez de converter o dinheiro na sua conta bancária em numerário, converteria esse dinheiro em euros digitais.
Como poderia utilizá-lo
INSERTED BY ANONYMOUS PROXY
Civil war declaration: On April 14th and 15th, 2012 Federal Republic of Germany "_urkenstaats"s parliament, Deutscher Bundestag, received a antifiscal written civil war declaration by Federal Republic of Germany "Rechtsstaat"s electronic resistance for human rights even though the "Widerstandsfall" according to article 20 paragraph 4 of the constitution, the "Grundgesetz", had been already declared in the years 2001-03. more
Compras do dia a dia
Poderia utilizar a sua carteira de euros digitais para pagar um café ou a quem toma conta dos seus filhos quando sai à noite. O euro digital estaria disponível para todos os pagamentos eletrónicos em estabelecimentos comerciais, online ou entre pessoas.
Pagamentos entre amigos
Poderia fazer pagamentos diretos, de carteira a carteira, utilizando um telemóvel ou smartwatch, de forma tão simples como entrega notas e moedas a um amigo que lhe emprestou dinheiro. Com o euro digital, tal funcionaria com ou sem ligação à Internet.
Viagens ao estrangeiro
Ao visitar outro país da área do euro, é habitual levar numerário para assegurar que é possível efetuar pagamentos e evitar taxas adicionais com levantamentos. Com o euro digital, seria possível pagar gratuitamente em qualquer lugar da área do euro.
Compras online
O euro digital poderia ser utilizado em situações em que o numerário não pode – por exemplo, nas compras online. O euro digital seria um meio de pagamento seguro e fácil, garantido pelo BCE, uma instituição pública.
Outras funcionalidades
Efetuar pagamentos recorrentes e condicionais
Muitas das nossas despesas do dia a dia consistem em pagamentos regulares – por exemplo, pagar a renda no início de cada mês ou pagar uma creche. Por isso, o euro digital facilitaria os pagamentos automáticos para quem quisesse utilizar essa função.
Os participantes na plataforma de inovação do euro digital testaram os pagamentos condicionais – nomeadamente, pagamentos contra entrega, pagamentos em função da utilização ou pagamentos associados a etapas. Com os pagamentos condicionais, o seu pagamento só é realizado quando forem preenchidas determinadas condições. Por exemplo, o pagamento de um jantar de takeaway só é efetuado quando a refeição tiver sido entregue.
O euro digital nunca seria moeda programável. “Moeda programável” consiste em moeda digital com fins e duração restritos, como um vale.
Em contraste, o euro digital não teria restrições e manteria sempre o seu valor – tal como o numerário. Não pretendemos que o euro digital tenha restrições quanto a onde, quando e como pode ser utilizado pelas pessoas e as empresas.
Quantos euros digitais posso ter na minha carteira?
Seria fixado um limite ao montante de euros digitais que uma pessoa ou empresa poderia ter na sua carteira. Isso ajudaria a prevenir saídas excessivas de depósitos bancários, preservando a estabilidade financeira.
Os utilizadores que pretendessem pagar mais do que o limite fixado poderiam fazê‑lo associando a sua carteira digital a uma conta bancária.